domingo, 18 de janeiro de 2015

Tratamento Endodôntico

Tratamento Endodôntico do elemento dental 46 - Primeiro Molar inferior direito. Endodontia Automatizada - Sistema rotatório Protaper, sessão única. Dúvidas sobre o tratamento? Então vamos lá... O que é tratamento endodôntico? É a remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente (câmara e canal), e que recebe o nome de polpa. Ela pode estar sadia ou infectada e, ao ser removida, é substituída por um material obturador. Os sintomas mais característicos são: Dor espontânea, o dente começa a doer sem estímulo - de forma latejante, não muito bem localizada e que aumenta com o calor. Nesse caso, a polpa ainda está viva, porém inflamada. Já quando há morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de "dente crescido" e dor ao mastigar.
Além disso, ao se abaixar a cabeça, tem-se a sensação de que o dente "pesa". Sempre que um dente dói, deve receber tratamento endodôntico? Não. Os dentes podem ter resposta dolorosa a qualquer estímulo fora do normal: frio intenso, calor intenso, doce e salgado. Esses sintomas são observados em dentes cariados, em dentes com a cervical exposta quando há retração da gengiva e em dentes submetidos a carga intensa durante a mastigação. Nesses casos, removendo-se a causa, cessa a sensibilidade.
Se o tratamento dos canais não for realizado quando necessário pode-se desenvolver uma lesão na região apical (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos), que poderá ter conseqüências mais sérias, como dor intensa, inchaço, febre e bacteremia (bactérias na corrente sangüínea). A única solução a partir daí poderá ser a extração do dente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário