quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Estresse e Saúde Bucal

Estresse X Saúde Bucal. Entenda como o estresse pode afetar a sua Saúde Bucal!!! Primeiro, vamos definir o que estresse: é uma resposta fisiológica do corpo à situações ou problemas que podem afetar negativamente a atitude ou o organismo de uma pessoa.
As condições mentais e emocionais afetam a resposta imune dos indivíduos, deixando o organismo predisposto ao surgimento de diversas patologias, entre elas, a doença periodontal. O que prejudica ainda mais a saúde bucal são os maus hábitos que a pessoa estressada adquire ou aumenta, como o consumo de álcool, tabaco e má higiene oral, que contribui para a formação de cárie e halitose. Às vezes a pessoa passa o fio dental, escova os dentes, faz bochechos com flúor e acha que livrou sua boca dos problemas. Nem sempre. Estamos cada vez mais convencidos de que as coisas que se passam na cabeça e no coração dos pacientes podem desencadear ou piorar o mau hálito, a gengivite, a afta, o bruxismo, a cárie e também o tártaro. Acredite! Situações estressantes, como o vestibular, divórcio, trânsito todos os dias, problemas no trabalho ou a morte de uma pessoa querida podem ser fatores tão decisivos quanto a falta de escovação. O estresse pode afetar a saúde das pessoas, causando os seguintes problemas bucais:
Aftas; Bruxismo: As pessoas estressadas podem ranger ou apertar os dentes durante o dia ou quando dormem; Halitose: Boca seca, o estresse pode afetar o nível de salivação. Certos medicamentos podem ter influência sobre o fluxo salivar; Doença periodontal/Cárie: Vários estudos mostram que o estresse pode afetar a capacidade de a pessoa realizar uma boa higiene bucal consequentemente afetando a saúde bucal; A melhor maneira de aliviar o estresse é fazer uma dieta nutritiva, dormir o número de horas necessárias à noite e se exercitar para reduzir a ansiedade e a tensão decorrentes do estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário