sábado, 24 de janeiro de 2015

Anvisa restringe a venda de Clareadores Dentais


A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, determinou que alguns clareadores dentais só poderão ser vendidos com a receita de um dentista. A medida foi aprovada este mês e tem o objetivo de prevenir danos que podem ocorrer a partir do uso desses produtos sem a correta orientação de um profissional habilitado. O gerente de tecnologia de materiais de uso em saúde da Anvisa, Leandro Pereira, explica quais clareadores dentais se encaixam na norma: "O Princípio do clareamento dental se dá por meio de liberação de oxigênio, o oxigênio remove as moléculas que geram a coloração do dente. A norma se dá sobre aqueles agentes clareadores que liberam mais que 3% de peróxido de hidrogênio porque a literatura demonstra que os agentes de clareadores dentais de concentração superior a 3% causam danos irreversíveis. Eles podem gerar queimaduras, podem gerar necrose dos dentes, danos que podem gerar até mesmo a perda dos dentes." Vários conselhos regionais de odontologia, o Conselho Federal e associações já haviam se manifestado a favor de que as regras para a venda dos clareadores dentais fossem mudadas. Clarear os dentes por conta própria traz riscos à saúde: "A orientação é procurar um dentista porque o dentista vai fazer uma avaliação, vai olhar como está o estado periodontal daquele paciente porque isso influência no clareamento e seguir toda a orientação que ele lhe der e aquilo vai dar sucesso ou não vai dar sucesso. Existem muitos casos em que se usa e dá sensibilidade dentinária e o paciente fica com aquelas dores nos dentes se tomar quente ou frio. Isso é um efeito colateral desses clareamentos."
A coordenadora de conteúdo, Karolline da Silva, usa há dois anos clareador de dental por conta própria. Depois que ficou sabendo da norma da Anvisa, Karolline diz que vai buscar orientação de um dentista: "A gente faz às vezes e acha que está fazendo certo e não está. Então, se a Anvisa decidiu, acho importante, acho válido. Então é melhor aguardar, deixar um pouco ou então procurar um profissional e realmente fazer certinho numa clinica porque não adianta você usar um produto que você não sabe se está certo, se a quantidade está certa e depois ter que cuidar de um problema maior futuramente."
A norma da Anvisa que restringe a venda de clareadores dentais vai entrar em vigor seis meses após publicação no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer em breve. As embalagens desses produtos precisam trazer a frase "venda sob prescrição de profissional legalmente habilitado". Fonte: Agência do Rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário